terça-feira, 4 de junho de 2013

Sonhando em ler e escrever





Sonhando em ler e escrever
Vicencia Rosemeire

Olá amigos (as)

Minha primeira experiência com a escrita foi aos meus 4 aninhos, adorava pegar os grandes volumes literários que meu pai lia, abria em qualquer página e fazia que estava lendo, assim como via meu pai fazer (só que ele realmente lia) e eu o imitava. Ele achava engraçado e dizia : Um dia esta menina será uma escritora. E eu ficava maravilhada pela admiração de meu pai que sempre sentado em sua poltrona ao pé da lareira observava-me com meu mundo literário. O tempo passou e chegou a época de ir realmente à escola, que coisa maravilhosa, contava os minutos, segundos, era uma emoção inexplicável, quando minha mãe chamava-me dizendo que era hora de tomar banho e se trocar porque meu professor me esperava.
As idas e vindas eram mágicas, sempre vinha cantarolando modinhas e versos que aprendia nas tardes ensolaradas com meus irmãos mais velhos, eles já cursavam o ensino básico (na época 3ºsérie primária meu irmão intermediário e 4º série minha irmã mais velha), que me ensinava quando balançava-nos nas gangorras feitas no quintal de casa pelo meu pai.
As minhas primeiras palavras escritas foram com muitas dificuldades, rabiscadas em cadernos de caligrafia que na época era comum se dar aos alunos antes de escrever nos cadernos de brochuras (caderno muito usado na época), pela classe baixa da sociedade, a elite usava caderno espiral.
Meu pai sempre valorizou o estudo, ele sempre incentivava os filhos, nunca admitiu que faltássemos na escola, e nas ferias fazia-nos deveres que ele mesmo passava ou mandava meus irmãos mais velhos assumir esta tarefa. Fui crescendo e aos poucos fui dominando a escrita, e a leitura já não imitava mais meu pai, ia devagar, lentamente juntando as palavras as sílabas as vezes me enrolava um pouco com as frases, mas nada que eu não pudesse desembaraçar e retornar a leitura.
Formei-me no ensino médio, o tempo foi passando, fiz minha primeira faculdade (psicologia), queria entender o mundo, queria saber porque de tantas desavenças e desentendimento entre os seres humanos, que se diziam tão importantes e capazes. Cheguei a conclusão que temos alguns valores e outros que não queremos ou não admitimos que temos e jogamos fora com atitudes banais, desumanos, mas só porque assim queremos. Então tomei uma decisão, vou fazer algo de bom a quem quer e entrei na minha segunda área disciplinar, fui cursar letras, ali me realizei com a escrita e a fala, era o que me faltava, puder sonhar com Camões, Luiz Azevedo, Machado de Assis, Cora Coralina, e o meu mais querido e admirável poeta português "Fernando Pessoa", ele me trazia a realidade e ás vezes me leva a sonhar, como faz até hoje. Fiz mais algumas faculdade como : Teologia e pedagogia e uma pós em linguística. Só porque queria transmitir valores, esses que foi-me embutido desde criança pelos meus pais, e jamais quero perde-los.

Hoje quando vou a minha Unidade Escolar, vou com muito orgulho e dignidade, pois tenho alunos maravilhosos, muitos com dificuldades escritora/leitora, mas nada que um pouco mais de dedicação de nossa parte (professores/gestores) não possamos alcançar. Há também a falta de incentivo por parte dos governantes na melhor valorização dos profissionais da nossa área, mas nada também que o tempo e a conscientização destes venham ao nosso favor. Acho que os primeiros passos já foram dados, agora é só uma questão de tempo.

5 comentários:

  1. Lindo texto e lindo Blog, parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. grata amiga . . . que bom que vc passou por aqui ,


    bjukas

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog!
    Lindo depoimento!Bjs

    ResponderExcluir
  4. É ótimo relembrar os primeiros contatos com a leitura! Esse universo é maravilhoso.

    ResponderExcluir
  5. Olá,Vicencia, o blog está muito bonito, mas só tem os seus textos, e os demais do grupo? O que houve que você não respondeu aos meus contatos? Por que não conseguimos interagir? Você vai postar os nossos textos ,também? Espero respostas...Você tem entrado no fórum do nosso grupo?...

    ResponderExcluir